O serviço de pagamentos WhatsApp Pay foi totalmente liberado para usuários brasileiros. A partir desta quarta-feira (23), a opção de pagamentos encontra-se disponível no aplicativo de mensagens.
A liberação ocorreu exatos 50 dias após a chegada do serviço no Brasil, em 4 de maio. O serviço chegou com o nome de Facebook Pay e o cadastro pode ser realizado através do WhatsApp .
O que ainda não havia sido liberado?
Na ocasião do lançamento de maio, o uso da ferramenta era feito mediante convite, Ou seja, apenas pessoas que recebessem uma transação via WhatsApp Pay poderiam utilizá-lo. Agora, a função está disponível para todos os usuários do aplicativo.
Para realizar o cadastro, é preciso informar os seguintes dados: nome completo, CPF e endereço.
Não é obrigatório informar o endereço completo, apenas nome da rua, cidade/estado e número do CEP. Além disso, é preciso criar um PIN de seis dígitos
Em seguida, o WhatsApp pedirá a inclusão de um cartão de crédito ou débito, com o qual serão realizadas as transações. A plataforma aceita dez cartões emitidos pelos seguintes bancos parceiros:
- Banco do Brasil: Visa;
- Banco Inter: Mastercard;
- Bradesco: Visa;
- Itaú: Mastercard;
- Mercado Pago: Visa;
- Next: Visa;
- Nubank: Mastercard;
- Sicredi: Mastercard e Visa;
- Woop, a conta digital da Sicredi: Visa.
Conheça 9 funcionalidades já disponíveis
- Transferir ou receber dinheiro de familiares ou amigos sem pagar nenhuma taxa.
- Transferir ou receber dinheiro em negócios realizados entre pessoas físicas. É possível receber ou efetuar o pagamento de algum serviço prestado ou contratado, mas não pode haver CNPJ envolvido na transferência.
- Fazer uma transferência até mesmo para quem ainda não tem a opção Pagamento no WhatsApp. Neste caso, a operação deve ser feita por quem já tem a opção no celular. Para receber, a outra pessoa deve cadastrar o seu cartão na plataforma.
- Solicitar um pagamento. Dentro da conversa, ao acessar a opção “Pagamento” é possível escolher o item “Solicitar” e lembrar alguém de efetuar a transferência. O beneficiário manda a mensagem já com o valor e pode deixar um breve texto explicando a que se refere.
- Mandar dinheiro apenas com o número de telefone da pessoa. A transferência é feita de maneira muito parecida com o envio de fotos e arquivos, apenas entrando na conversa com a pessoa, acessando a opção Pagamento, inserindo valor e, por fim, a senha (ou biometria).
- Incluir mais de um cartão como forma de pagamento. Neste caso, porém, apenas um deles será considerado padrão. A condição é que sejam os cartões dos bancos parceiros do WhatsApp, mencionados anteriormente.
- Cadastrar a biometria no lugar da senha numérica como forma de autorizar as transferências, mas o celular precisa contar com essa tecnologia
- Receber o dinheiro de volta em caso de a transação não ser efetivada. O prazo para estorno é de 24 horas.
- Remover a função Pagamento. Caso não queira mais fazer uso dessa opção, o usuário deve entrar na opção “Pagamentos” na tela inicial do aplicativo, entrar em “Facebook Pay” e depois “Remover o Facebook Pay.