3 passos para implantar um TMS em sua empresa

Você já notou como, cada vez mais, a logística é essencial para o sucesso de uma empresa? Por isso que sistemas como o TMS estão se tornando uma realidade nas empresas que lidam com transporte.

É uma ferramenta completa e indispensável.

Transportar cargas e mercadorias é uma etapa vital para o sucesso do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Hoje em dia, porém, com a competitividade do mercado, é preciso controlar as operações com o máximo de eficiência possível.

Planilhas ou sistemas desintegrados, que dificultam o acesso às informações, não têm espaço em um cenário de competição acirrada.

Por isso, investir em um sistema como o TMS é a melhor alternativa para as empresas, seja para otimizar a gestão presente como para potencializar o futuro da sua operação.

Mas afinal de contas, o que é um TMS?

TMS (Transportation Management System)

A sigla diz respeito a um software para gerenciamento de transporte e logística nas empresas.

Com ele, é possível centralizar as informações e visualizar todas as operações logísticas, facilitando o controle e a tomada de decisão.

Esqueça todas as planilhas e anotações, o sistema TMS permite a transferência de toda a gestão de processos relacionados ao transporte de cargas para um software inovador.

Com o TMS, sua empresa simplifica e torna o gerenciamento muito mais preciso.

Com a redução dos erros em um monitoramento facilitado, a solução entrega mais agilidade nas negociações e muito mais controle para um gestor.

No que um TMS impacta em minha organização?

  • Controlar operações;
  • Cadastrar taxas e tarifas;
  • Acompanhar o andamento de entregas;
  • Controlar cargas e relatórios de entregas;
  • Visualizar os embarques, coletas e entregas;
  • Emitir conhecimentos e manifestos de cargas;
  • Visualizar faturamento e alcançar a média de cada prazo.
  • Além disso, o TMS pode ser adquirido por módulos, complementando as operações de diferentes setores, como comercial, financeiro, produção, entre outros.

A maioria das empresas que busca pela solução está também atrás de maior modernização dos seus processos.

Por isso, não dispensa a integração do sistema TMS com o seu ERP.

Assim, tem de fato uma integração completa de processos, aliando as informações de diferentes áreas da empresa (como financeiro, fiscal e contábil).

3 passos para implantar um TMS em sua empresa

É bom que a decisão seja tomada com algumas metas em mente, como a necessidade de uma melhor gestão de frotas ou da redução dos custos totais com manutenção dos veículos.

 

1. Entenda o seu volume de demandas 

 

O volume de demandas vai definir a necessidade do investimento? Não exatamente: empresas pequenas também podem utilizar o TMS para otimizar sua operação.

No entanto, entender o volume de demandas será essencial para compreender em quais etapas do processo logístico o TMS é bem-vindo — e como seria sua utilização.

 

2. Saiba como funciona o armazenamento de dados 

 

Como o TMS em pauta realiza o armazenamento de dados da operação?

Saiba que compreender esse ponto é essencial para saber se a opção escolhida vai lhe oferecer flexibilidade suficiente para controlar todos os processos.

Opte por uma ferramenta baseada na nuvem, que possibilita acesso de qualquer dispositivo e integração (bem como atualização) em tempo real de todas as informações.

 

3. Analise o custo-benefício

 

Por fim, entenda o retorno que a opção de TMS traria ao seu negócio.

Apesar de boas alternativas no mercado, na hora de investir, o correto é partir para aquela com maior potencial de entrega para sua empresa.

Nessa hora, contar com o sistema TMS de uma empresa referência em inovação e tecnologia é essencial — além da alta capacidade de suporte técnico, o que lhe dá maior confiabilidade para exercer as operações do dia a dia com tranquilidade.

Gestão de Transportes e Fretes – TMS

Com o Gestão de Transportes e Fretes – TMS da Senior é possível evoluir todo e qualquer planejamento, reduzindo riscos e dores e tornar a sua transportadora mais ágil e competitiva. 

Para fazer o controle total da movimentação dos volumes, documentação, reflexos fiscais, operacionais e financeiros decorrente de diferentes processos, o sistema de gestão de transportes é essencial para  atender o atual mercado.

Gerencie todo o transporte de mercadorias com informações exatas, das quais transmitem detalhadamente toda a movimentação do quê, quanto e quando cada volume será entregue.

Organize suas atividades e ganhe tempo. O nosso TMS agiliza o escoamento da carga conforme a malha é definida.

Saiba mais sobre as possibilidades da solução Gestão de Transportes e Fretes – TMS para o seu negócio!