O metaverso é a grande aposta como nova revolução tecnológica, deve ser a próxima Internet, ou a Internet 3.0!
Pode ser definido como uma Internet em realidade virtual. Um ambiente 3D totalmente digital onde as pessoas possuem acesso direto a todo conteúdo disponível, basicamente um segundo universo virtual.
Trata-se de um universo virtual onde as pessoas vão interagir entre si por meio de avatares digitais. Esse ambiente será criado a partir de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais.
Em um dos possíveis exemplos de uso do Metaverso, shows musicais poderiam ser realizados dentro de um espaço virtual, onde os fãs conseguiriam assistir ao seu artista preferido em primeira mão sem precisar sair de casa.
O Metaverso não se aplica apenas ao entretenimento, mas também às tarefas do dia a dia. Reuniões de trabalho, aulas escolares, até mesmo salas de cinema poderiam ser todas recriadas dentro desse ambiente 3D personalizado para funções únicas.
Além disso, esse novo universo causa algumas mudanças econômicas, devido a utilização das moedas digitais, como criptomoedas e NFTs.
Essa integração pode ser amplificada com o uso de tecnologias de realidade aumentada, pulseiras inteligentes, sistemas para reconhecimento de gestos e outras tecnologias. A imersão com o ambiente computadorizado é a chave para entender como serão nossas vidas no futuro.
O metaverso já está causando uma revolução no mundo em que vivemos hoje! E já conta com algumas mudanças significativas em muitas âmbitos da sociedade:
Shows, conteúdo e entretenimento
O entretenimento terá um olhar futurista com o metaverso, combinando jogos, captura de movimento em tempo real e performance musical ao vivo em uma experiência interativa imersiva. Os fãs poderão criar um avatar e interagir com o avatar do artista.
O uso das realidades virtual (RV) e aumentada (RA) possibilita aos artistas superar os limites da distância física. Como a música costuma ser uma experiência profundamente social, os eventos virtuais também se tornaram perfeitos para empresas que buscam apresentar o metaverso para novos usuários.
Investimentos e economia
Além de proporcionar uma nova realidade econômica e novas moedas no mercado virtual, o Metaverso já esta trazendo grandes inovações econômicas! Existe, até mesmo, a possibilidade de investimentos que prometem ser muito vantajosos nos próximos anos. Alguns deles são:
Terrenos virtuais
Sim, já é possível investir em “pedaços de chão” virtuais e até mesmo ganhar dinheiro com eles.
Criptomoedas
As transações financeiras são uma realidade em um metaverso, que conta com moedas virtuais que, já são bastante utilizadas!
Tokens
Também é possível investir o dinheiro real em tokens de ativos. Eles representam o valor monetário de algum bem virtual, como itens de jogos ou um carro digital, por exemplo.
Ações
Outra forma de investir em metaversos e conservando os aspectos tradicionais de investimento, é optar pela compra de ações de empresas de tecnologia envolvidas nesse novo ambiente.
Escritório e presença virtual
No futuro, trabalhar juntos será uma das principais maneiras de as pessoas usarem o metaverso. Como por exemplo, uma experiência aprimorada de trabalho em casa que faz você se sentir parte da equipe e não isolado sozinho em seu apartamento. Você pode interagir com colegas de trabalho, ir a entrevistas, encontrar um novo emprego, comunicar-se com clientes e construir negócios. Sendo assim, há uma possibilidade ilimitada do que pode acontecer em uma nova realidade virtual.
Educação
No setor educacional, a ideia é desenvolver, aperfeiçoar e popularizar as ferramentas de ensino híbrido, de modo a criar na próxima década um modelo de estudo mais sofisticado do que o presencial.
Um aluno poderia se sentar em uma roda de debate virtual com colegas de outras cidades – em vez de olhar para seus rostos 2D no Zoom – e depois ir a outro local para se encontrar com seu professor, que está em outro país.
A ideia de metaverso ainda está em adaptação e ainda veremos muitos avanços nesta área até que ela seja amplamente utilizada.