Esqueça as planilhas! Automatize a gestão da sua empresa.

A utilização de planilhas para o controle empresarial é realidade em muitas empresas. O hábito de utilização destes arquivos deixa muitos gestores com duvida no momento de trocar de solução e optar por um sistema de gestão.

A opção pelas planilhas normalmente ocorre porque elas são gratuitas. Mas ao analisarmos todas as armadilhas que estes arquivos oferecem para a gestão de um negócio, o preço pode acabar se tornando muito alto.

Por isso, preparamos este artigo com um comparativo entre as planilhas e os sistemas de gestão – ERP, apresentando os pontos mais importantes nesta balança.

PLANILHA x ERP

Segurança

A segurança das informações contidas na planilha é baixa, já que por causa de qualquer problema no computador, há o perigo de perder os arquivos. Aliás, no caso de planilhas compartilhadas, existe o risco de um dos usuários alterar as fórmulas erroneamente ou desatualizar os dados. Enquanto isso, ao contar o ERP, os dados estarão criptografados, ou seja, seguros. Além disso, em situações de falhas, há o backup automático que garante a proteção das informações.

Suporte

Quando você trabalha com planilhas, não tem um suporte especializado para cada problema que aparece. É possível buscar documentos e manuais de uso na internet, a fim de consertar os erros, mas nem sempre é tão fácil de encontrar essas orientações. Por outro lado, as empresas que trabalham com o ERP, têm à disposição um suporte qualificado para ajudar com as dúvidas e resolução de problemas.

Crescimento

A planilha, certamente, ajuda em vários momentos e diversos setores. Porém, à medida que a empresa expande seu tamanho e atendimento, as demandas e volume de trabalho também são maximizados. Sendo assim, manter o controle e integração entre as planilhas fica mais complexo. Todavia, se a instituição opta pelo ERP, terá os dados de todos os setores integrados em um único sistema de gestão. Além do mais, as informações estão disponíveis aos usuários, conforme o grau de permissão estipulado pela diretoria.

Organização

Imagine ter que comparar as planilhas dos departamentos de compras, vendas, estoque, entre outras áreas, a fim de realizar o planejamento da instituição. Difícil manter o conteúdo todo organizado, não é? Por isso, tenha o sistema de gestão à disposição da sua companhia para que os dados, relatórios e processos estejam atualizados, organizados e integrados em tempo real. Ganhe tempo e eficiência.

Dica Bônus

O ERP inclui módulos variados, te dando a possibilidade de organizar e acompanhar cada dado e fator de sua respectiva área, e ao mesmo tempo no mesmo lugar.

Possui um espaço para as informações financeiras, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, despesas e receitas, e assim por diante.

Um espaço para controle de vendas, outro para controle de estoque, e assim organiza especificamente toda a sua gestão.

Além disso, possui uma flexibilidade na qual você pode utilizar os módulos segundo a sua necessidade, visto que cada empresa tem suas particularidades, e conforme suas demandas por outros módulas surgem, você pode adicioná-los sem ter muita dor de cabeça.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre a possibilidade de automatizar a gestão da sua empresa!