Recrutamento Inteligente: dicas para fazer em sua empresa

Com a evolução da tecnologia, processos de recrutamento têm mudado constantemente e ter um departamento de RH que utiliza as melhores práticas é essencial para o sucesso nas contratações.

Hoje já é possível encontrar profissionais que possuem o melhor encaixe para sua empresa através da ajuda de ferramentas feitas exclusivamente com esse propósito.

Os melhores métodos para realizar um recrutamento inteligente são usando soluções digitais que utilizem teste de perfil comportamental, divulgação de vagas efetivas, otimização da triagem e controle eficiente de todo o processo, com o objetivo de encontrar gargalos que possam interferir negativamente nas etapas de contratação.

A seguir listamos algumas dicas e suas vantagens para usar nos processos do seu RH e evitar dores de cabeça futuras.

O profissional certo para a função certa

No Recrutamento Inteligente haverá uma filtragem de dados com o intuito de otimizar o processo. A análise pura e simples de currículos em um mercado tão competitivo e acelerado é um método muito abrangente e com menor probabilidade de acerto.

Ao contrário das contrações tradicionais, é possível criar perguntas e testes que estejam no contexto da vaga. Ao juntar o processo de recrutamento inteligente com o software de gestão de pessoas adequado, é mais fácil recrutar de acordo com a cultura da empresa e sem a interferência, muitas vezes até mesmo involuntária, das crenças pessoais do recrutador.

Isso diminui a possibilidade de você contratar profissionais que ficarão pouco tempo na vaga e, dessa forma, não só diminui custos com a rotação e perda de tempo para organizar um novo processo, como fortalece a cultura da empresa.

Interatividade com os candidatos

Quando seu negócio possui uma plataforma para conduzir o processo de recrutamento e seleção, a interatividade com um possível colaborador é muito maior e a experiência torna-se mais rica para os candidatos. Essa primeira impressão já é capaz de impressionar e aumentar a atratividade da sua marca.  

Com o uso de plataformas não há limitação de local para cadastrar currículos. Você pode aplicar testes de perfil, anunciar vagas, compartilhar conteúdos sobre o negócio e a função, tudo isso enquanto avalia o potencial de um postulante ao cargo em questão.

Digitalização somada a estratégia

No recrutamento inteligente tudo é feito de forma digital, sem a presença de folhas e mais folhas de papel. Ainda é impressionante o quanto as empresas gastam sem necessidade com esse acessório, seja na aquisição, seja na ocupação do espaço. E, de quebra, seu negócio contribui para o meio ambiente.

Um processo digital ajuda tanto o candidato quanto o recrutador. Soma-se a isso a maior disponibilidade do RH para se dedicar às etapas mais avançadas do processo, pois a triagem e as etapas iniciais, mais “mecânicas” por natureza, ficam por conta da tecnologia.