Como motivar sua equipe em home office através da liderança

No momento difícil em que vivemos, no qual o isolamento social é fundamental, toda a dinâmica de trabalho foi alterada nas empresas. 

O home office passou a ser a regra – e não mais a exceção – e manter a equipe motivada nesse novo contexto passou a ser um desafio extra para os líderes.

Mais do que isso, pesquisas e experiências de mercado caminham cada vez mais no sentido de que o trabalho remoto não seja algo passageiro e que ele veio de vez para ficar.

Por isso, a figura do líder assumiu ainda mais importância do que já possuía e é necessário que ele se mantenha atualizado em questões como engajamento e cultura da empresa.

Nesse sentido, boas práticas de liderança podem não só manter o padrão atual, como aumentar a produtividade da equipe.

Líder x Chefe

É comum haver confusão entre os termos líder e chefe, o que é natural, tendo em vista que na maioria das vezes eles ocupam os mesmos cargos.

Um chefe é visto como alguém que dá ordens, estabelece tudo sozinho, pensa primeiro em si, ganha crédito exclusivo pelo trabalho, foca em falhas e gera mais medo que motivação.

Já um líder dá liberdade, se preocupa com a opinião da equipe, constrói em conjunto e pensa no coletivo. Nesse contexto, ser chefe é um desserviço.‍

Contudo, mais do que definições, na prática, ser líder está longe de ser uma tarefa simples: não depende apenas do líder em si, mas das necessidades da equipe.

Existem muitas variáveis nessa equação, como, por exemplo: a maturidade do gerente em permitir que a equipe contribua no ritmo da jornada e a capacidade de entender necessidades individuais de cada colaborador, orientando e acolhendo.‍

O bom líder é fator essencial na motivação do seu pessoal.

Pensando nisso tudo, aqui vão algumas dicas de boas práticas para ajudar na motivação e rendimento do seu time.

Mantenha uma comunicação constante

Essa sempre foi uma tarefa importante, mas assumiu importância maior ainda nesse momento. Converse constantemente com sua equipe, compartilhe informações da empresa que estejam disponíveis e seja transparente e verdadeiro. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e o medo, trazendo segurança e confiança.

Fale com seus liderados e alinhe expectativas, ouça os outros e mantenha sempre o canal aberto para que você seja o centro das informações.
Quando há falha na comunicação, a desinformação assume espaço para conflitos e incertezas. Estar presente e se mostrar preocupado neste momento é essencial.

Isso ainda gera a oportunidade de você estar sempre atento ao comportamento dos seus colaboradores diante de um cenário econômico instável.

Desse modo você consegue identificar e dar mais atenção aos funcionários com mais problemas para se adaptar a essa nova realidade.

Dê feedbacks, incentive e empodere

Mesmo trabalhando remotamente, uma das funções mais importantes do líder é desenvolver pessoas e o feedback acaba sendo uma das principais ferramentas para ajudar nessa evolução.

Entenda o momento de cada um, acompanhe os projetos, dedicação e entrega. Conduza análises de grupo e individuais, se for o caso.

Isso mostra a cada um que, mesmo à distância, estão sendo vistos e que o trabalho de cada um deles é fundamental para o bom funcionamento da engrenagem da empresa.

Isso torna possível que você  dê mais autonomia, delegue atividades e deixe seus liderados sentirem que a opinião deles também faz parte das decisões da empresa. Isso os empodera e  provoca motivação e engajamento.‍

Um líder atento também consegue evitar a sobrecarga de trabalho e distribuir tarefas de acordo com a capacidade individual do time, pois conhece cada um como a palma de sua mão.

Reconhecimento

Com a economia passando por um momento de incertezas, reconhecer o empenho dos empregados de forma monetária muitas vezes não é uma possibilidade.

Por isso um líder nunca deve se esquecer do poder do elogio. Reconhecer o esforço do outro e ter empatia pode significar mais do que se pensa para uma pessoa.

Seguindo todas essas dicas tenha certeza que a sua equipe estará muito mais unida, coesa e motivada, não só em tempos de crise, mas sempre.

Para mais dicas como essa, esteja sempre ligado no nosso blog: https://www.logus.inf.br/blog/