Tax Transformation: Saiba tudo sobre essa tendência na área tributária.

Já se sabe que as novas tecnologias mudaram drasticamente os métodos de trabalho nos mais diversos campos. Já há alguns anos, o efeito pode ser visto claramente, aumentando a produtividade e reduzindo a taxa de erros.

Essas mudanças começaram a ser aplicadas também nos negócios. O uso de ferramentas digitais para resolver problemas de negócios mudou, inclusive, a forma como as empresas podem desenvolver valor para seus clientes, além de melhorar os processos internos, aumentar a eficiência e economizar custos. E era entendimento geral que algumas áreas, que antes eram consideradas quase a única fonte de burocracia e gastos, deveriam ser transformadas em centros produtores de informações importantes para a gestão.

“Transformação digital” é um termo da moda em todos os setores, mas você sabia que também é possível usar a tecnologia para resolver problemas no setor tributário? O Tax Transformation representa justamente a aplicação desse conceito para conduzir as operações dessa área.

A necessidade de automatizar tarefas manuais para melhorar a eficiência e acompanhar as mudanças legislativas é um dos motivos pelos quais muitos departamentos fiscais estão planejando investir em Tax Transformation. E essa deve ser a grande tendência para o futuro.

O Tax Transformation nada mais é do que a implementação da transformação digital na área tributária de uma empresa. Ou seja, representa mais que uma implementação tecnológica, representa a integração entre processos, pessoas, tecnologia e dados para entender as obrigações tributárias e prever o impacto das decisões.
Além disso, a automação das funções fiscais e tributárias significa que profissionais treinados podem se concentrar estrategicamente em lidar com essas mudanças e antecipar o que acontecerá a seguir.

O primeiro passo para implementá-lo é mapear todos os processos que podem ser automatizados. Os sistemas ERP são uma das ferramentas que contribuem para essa jornada de mudança. As plataformas ERP permitem não só a integração de diferentes áreas da organização, mas também processos repetitivos e operacionais, como por exemplo a automatização e robotização de faturas, classificação fiscal, salários, contas.

Alguns benefícios dessa tendência são:

Otimização de tempo e recursos

Após mapear os processos automatizados, é possível robotizar tarefas repetitivas e operacionais, o que economiza tempo e reduz erros de processamento manual.

Visão estratégica do negócio

Com essa tendência, as áreas financeira e fiscal adquirem um ativo estratégico: o tempo. Com a robotização e automatização das tarefas, os profissionais contábeis passaram a ter mais tempo para realizar análises e proporcionar a previsibilidade das informações e dados para que os gestores possam desenvolver estratégias de negócios para a empresa.

Qualidade do trabalho

Com o Tax Transformation implementado na organização, o trabalho é realizado sem erros – afinal, os sistemas são programados para executar suas tarefas sempre da maneira correta.

Motivação e engajamento dos profissionais

Como consequência de todos os ganhos apontados acima, cria-se um ambiente menos desgastante. Os profissionais ficam mais engajados e motivados para trabalhar.

Sistemas de ERP são uma das ferramentas que contribuem para essa jornada de transformação.

Nesse sentido, integrar o sistema fiscal de sua empresa a um ERP confiável, preciso e robusto possibilita eliminar retrabalhos, aumentando a eficiência e removendo correções advindas das atualizações tributárias.