Business Intelligence: Como essa estratégia pode aperfeiçoar seu negócio

Business Intelligence (BI) é muito importante para o crescimento de empresas e para obter vantagem competitiva. Na prática, uma empresa tem o business intelligence moderno quando possui uma visão abrangente dos dados da sua organização e usa esses dados para gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças no mercado ou na cadeia de fornecimento.

Ainda assim, para que seja possível aproveitar as inúmeras vantagens de inteligência de negócios, é necessário mais do que só implementar a tecnologia que permite com que ele exista.

Ao utilizarem essa tendência tecnológica, as empresas têm conseguido tomar melhores decisões para alavancar seu crescimento no mercado. Sua inteligência é aplicada à coleta e interpretação dos dados, permitindo que as decisões corporativas deixem de ser tomadas por intuição e passem a ser mais assertivas.

O conjunto de teorias, processos, métodos e estruturas de BI formam um sistema automatizado de gestão, o qual tem capacidade para converter enormes quantidades de dados em insights poderosos para o planejamento estratégico das empresas.

O BI ainda pode ser usado como extensão de sistemas de gestão, como ERP e CRM. Assim, é possível integrar todas as fontes de dados e as corporações conseguem interpretar todos os seus conteúdos com a ajuda de softwares adequados.

Contar com essa integração é fundamental para que as empresas consigam colocar esse processo em prática. Isso porque um dos principais desafios ao adotar uma estratégia de Business Intelligence, é saber de onde virão os dados e como eles serão organizados.

O funcionamento do Business Intelligence está ligado à possibilidade de examinar dados conforme as suas preferências e consciência de quais informações devem ser observadas.

A partir daí, os insights são explorados. O BI apenas simplifica o acesso e a utilização das informações digitais por meio das ferramentas certas.

Com o Business Intelligence inserido nas estratégias da sua empresa, podemos citar alguns benefícios que se acumulam ao longo do tempo, como:

Identificação de custos desnecessários ou sobressalentes em suas campanhas digitais (como anúncios que não têm rendido resultados);

– Geração de oportunidades a partir dos resultados analisados;
– Facilidade de acesso a diferentes tipos de relatórios segundo os dados compilados;
– Agilidade na tomada de decisão;
– Mais assertividade nos investimentos;
– Alinhamento ágil às tendências e demandas do mercado.

Mas como implementar essa estratégia em sua empresa?

Organize seus dados

O processo de aprendizagem de como implementar Business Intelligence, obviamente, precisa passar por uma organização de dados coletados.

Você precisa ter todos os dados estruturados em um único lugar, para poder gerenciá-los e trabalhar com soluções mais completas, que gerem insights para o negócio.

Envolva a equipe em uma mesma cultura
Para que a solução de BI obtenha sucesso, é necessário que toda a equipe esteja envolvida em um mesmo processo. Mais do que isso, em uma mesma cultura organizacional, de pensar por meio de dados.

Portanto, trabalhe uma cultura de gestão forte para que de fato o Business Intelligence possa ser mais estratégico para todos.

Defina metas e acompanhe o projeto
Ainda tem mais uma dica importante que pode parecer óbvia, mas que merece destaque. Afinal, você não saberia como implementar Business Intelligence sem antes definir metas que expliquem o porquê de fazer isso.

O que você quer medir?
Quem precisará desses dados?
Onde e como será feita essa análise?

Uma estratégia de inteligência de negócios é uma estrutura que permite atingir gradualmente os seguintes objetivos de negócios: otimizar os processos de negócios atuais, criar produtos e serviços de alto nível e se tornar um negócio orientado a dados.

A Logus Sistemas oferece softwares de gestão de performance corporativa que disponibiliza de forma ágil e intuitiva as informações que suas equipes precisa para gerenciar o negócio e tomar decisões com inteligência.