Tendências para e-commerces em 2022

Com o crescimento acelerado das vendas online no Brasil em 2020 e 2021, a concorrência no mercado está cada vez mais latente.

Sendo assim, para ocupar um espaço relevante em um meio tão competitivo, é essencial incorporar inovações ao seu negócio para reforçar a autoridade da sua marca e potencializar a experiência do consumidor.

Para ajudar você nessa jornada, separamos 4 tendências do e-commerce para 2022! Confira!

Entregas mais rápidas

A principal mudança, que mais afeta o e-commerce como um todo, é a logística aprimorada. Por bastante tempo, o Brasil esteve muito focado no físico e não contava com um sistema de distribuição tão veloz, o que fazia com que lojas virtuais perdessem clientes por conta da demora na entrega.
É claro que isso ainda acontece em algum nível, mas boa parte das grandes redes mudaram esse aspecto este ano. Agora, não é incomum encontrar opções de frete de poucos dias ou até algumas horas após o pagamento. Em datas comemorativas esse diferencial faz a diferença absolutamente.

Ou seja, podemos esperar uma maior absorção das vendas que seriam para as lojas, pois a logística permite que as entregas aconteçam a tempo. E, no caso em que não for possível, os sites também podem disponibilizar a opção de retirada em loja. É importante que os comerciantes estejam atentos a todas as necessidades de entrega do cliente para não perder vendas.

Omnichannel
Com a reabertura do comércio e a flexibilização nas regras de prevenção à Covid-19, as experiências de compra se tornarão cada vez mais híbridas, na qual a ideia principal é que, com o omnichannel, o consumidor não perceba diferenças entre o offline e online. É necessário que o varejista se pergunte o que o seu negócio consegue oferecer ao cliente que se acostumou a ter diversas opções de compra e entrega, como, por exemplo, a retirada de um produto comprado online em uma loja física. De acordo com uma pesquisa feita pela Opinion Box, 70% dos respondentes já começaram a sua jornada de compra em um meio e a concluíram em outro canal.

Chatbots

Inteligência Artificial. A interação entre pessoas e tecnologia é cada vez maior e, até 2022, esse recurso envolverá plataformas de e-commerce.
Para conseguir isso, os fabricantes de carrinhos podem usar chatbots em suas estratégias de vendas digitais. Isso permite que os consumidores concluam uma compra usando essa tecnologia com apenas alguns cliques.
Os bots podem entregar produtos mais personalizados e tomar decisões por meio da plataforma de CRM. Isso ajuda a otimizar os canais de compra e tem um impacto positivo na tomada de decisão do cliente.

Pagamentos instantâneos

Enquanto o pagamento não é aprovado, o pedido não é enviado. E quem compra pela internet sabe disso. Seguindo a linha do imediatismo, uma forte tendência no varejo são os meios de pagamento instantâneos. Ninguém mais quer fazer uma compra por boleto e aguardar três dias úteis para que ela seja aprovada.
Nesse sentido, um meio de pagamento que já cresceu muito e vai continuar crescendo ainda mais é o Pix. O serviço conclui as transferências em poucos segundos e funciona sete dias por semana, 24 horas por dia. Muito mais fácil para garantir a agilidade do processo!

E aí? Sua empresa está preparada para seguir as principais tendências do e-commerce em 2022?

Um ERP pode fazer muito pelo seu e-commerce. Por exemplo, a coleta de dados precisos sobre o comportamento do seu cliente pode ser uma verdadeira mina de ouro. Com informações do tipo você consegue identificar novas oportunidade de crescimento, além de traçar estratégias capazes de fidelizar clientes!