QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA 2023

É importante ressaltar que essas tendências que veremos com mais frequência nos próximos anos já existem e são amplamente utilizadas por empresas, indústrias e seus clientes.

A partir de 2023, aceleram-se as melhorias na entrega e no desempenho de todos esses serviços. A conectividade continua sendo um grande tema presente em todas as soluções e inovações. Vivemos em um mundo interconectado, e o maior desafio é reconhecer quem serão os participantes e agentes desse serviço, cada vez mais importante e presente em todas as esferas da economia e da sociedade.

Seja você uma indústria, pequeno varejista, empresa internacional ou usuário final, você precisa estar conectado.

A grande inovação estará no formato mais eficiente e ágil para entregar a conectividade que as pessoas e empresas precisam. Nesse sentido, destacamos algumas delas:

Web 3.0

A Web3 é uma nova “fase” da internet que conhecemos. Nela, os usuários têm o controle total sobre suas atividades on-line.

Isso significa que as pessoas terão mais privacidade e autonomia em suas ações na rede, em seus armazenamentos de dados e até mesmo em suas transações. Nas fases anteriores da internet (ou seja, a Web1 e a Web2), as informações e armazenamento de dados estavam concentrados em grandes empresas, como o Google e o Facebook.

Agora, a proposta é que isso se descentralize e as pessoas usem outras plataformas para fazer suas atividades on-line, que vão desde conversas com amigos até transações financeiras.

IA em todos os lugares

Em 2023, a Inteligência Artificial (IA) se tornará realidade nas organizações. A IA sem código, com suas interfaces fáceis de arrastar e soltar, permitirá que qualquer empresa aproveite seu poder para criar produtos e serviços mais inteligentes.

Já estamos vendo essa tendência no mercado varejista. A Stitch Fix usa algoritmos habilitados para IA para recomendar roupas para seus clientes que correspondam a seus tamanhos e gostos.

Rede 5G

A tecnologia 5G já é uma realidade após a ativação da rede pura no Brasil.

A quinta geração da internet oferece alta velocidade na transmissão de dados, novas aplicações e uma nova transformação na tecnologia — e sua aplicação deverá crescer exponencialmente em 2023.

Hiperautomação

Mais do que nunca, a automação estará em alta. É preciso contar com um trabalho eficiente, ininterrupto e que não dê margem para erros.

A automação de processos será intensificada viabilizando tomadas de decisões mais inteligentes e estratégicas com uma melhor análise dos dados, otimizando o tempo de produção das equipes que estarão focadas nos desafios do próximo ano.

Outro ponto importante é a ligação da hiperautomação com a Internet das Coisas (IoT), possibilitando grandes saltos na interação entre máquinas cada vez mais úteis na rotina corporativa.

A aplicação dessas novas tecnologias está longe de ser um começo, meio ou fim. A jornada é contínua e exigirá que as empresas tenham atenção e invistam a cada dia mais em conhecimento e colaboração.

Se já é complexo dizer como será o futuro da TI, ao menos podemos dizer que fazer sozinho já não é mais uma opção.