METAVERSO: COMO ESSA NOVA TECNOLOGIA VAI IMPACTAR O MUNDO CORPORATIVO

Como sabemos, o Metaverso já uma realidade e ganha cada vez mais destaque e novas atualizações rumo a expansão.

Contudo, ninguém sabe ao certo quando o metaverso estará completamente acessível e disponível para as pessoas e empresas.

Mas, uma coisa é certa: as empresas que já estiverem por dentro do assunto, sabendo de que forma poderá impactar a nossa realidade, estarão muito à frente das demais.

Nesse sentido, vamos entender como essa nova realidade irá impactar as empresas em um futuro próximo!

Interação

Especialistas comentam que essa tecnologia visa recriar o ambiente presencial no digital e proporcionar uma experiência de maior proximidade relacional, na qual o trabalho virtual será menos solitário e com relacionamentos mais espontâneos e naturais.

A forma de interação que o metaverso proporciona vai além daquelas utilizadas em tempo de isolamento social. Em vez de simples conferências ou videochamadas chamadas, no metaverso é possível fazer uma reunião virtual com a participação de todos com seus respectivos avatares. A interação se dá em uma nova esfera de compreensão, tornando tudo mais dinâmico.

Formação

O uso crescente destas tecnologias vai exigir muita adaptação e resiliência dos profissionais e das empresas, além de demandar uma série de novos conhecimentos, habilidades, condutas e dinâmicas sociais nos próximos anos.

O perfil de profissional requerido para o mercado de tecnologia provavelmente mudará bastante, pois se trata de uma tecnologia inovadora.

Comunicação

Uma vez que o metaverso permite que pessoas se reúnam em um mesmo ambiente, “face a face” (são seus avatares que se encontram), a possibilidade de otimizar a comunicação existe.

Como consequência, a expectativa é que seja menos desafiador para o RH entender as demandas de cada colaborador e oferecer o que as equipes precisam para aumentar seu engajamento e produtividade.

Diversidade e inclusão

O metaverso tem importância extra porque derruba eventuais barreiras que ainda existam no mundo físico e dificultem a contratação e presença de profissionais com deficiência.

Vale para pessoas que tenham mobilidade reduzida e também para surdos, uma vez que espera-se que o metaverso identifique a linguagem de sinais com clareza.

Apesar de causar algum espanto, um metaverso pode proporcionar uma infinidade de novas possibilidades para desenvolver o potencial humano. Treinamentos e desenvolvimento de competências podem ser usados em favor do crescimento do indivíduo.

Pode ser que sua organização ainda não esteja perto de dar esse passo, mas é possível se preparar desde agora.

O ponto de partida não é, necessariamente, comprar óculos e orçar o desenvolvimento de um ambiente virtual. Antes disso, pode ser preciso identificar onde a empresa precisa evoluir antes de chegar ao metaverso.