Rogério Grillo, fundador da Logus Sistemas, conta como foi a trajetória da empresa nos últimos 30 anos.

Foi-me pedido que escrevesse um texto falando dos 30 anos de Logus Sistemas.
Pensei: Escrevo um texto longo ou curto? Deixei minhas lembranças me conduzirem…

Há 30 anos, jovem, recém casado, Engenheiro Mecânico, resolvi expandir minha área de atuação, montando uma empresa de software. Procurei um amigo, José Fontes, que me apoiou.

Fomos para SP, de ônibus. Lá compramos dois computadores usados. Um com mais memória que o outro, tiramos no palitinho pra ver quem ficaria com o melhor . Fiquei com o de menos memória.

Comecei a trabalhar em casa, sempre com o apoio de Ludmila, minha querida esposa, companheira de todos os momentos. Em pouco tempo, alugamos uma sala na Praça Cuevas Junior.

Tínhamos sistemas de folha de pagamento e contabilidade em Cobol e trabalhávamos como birô. Nosso primeiro cliente foi a @santacasacachoeiro, conosco até hoje.

Precisávamos avançar, buscando a venda e implantação de sistemas. Fui à empresa Suporte em Vitória e lá me encontrei com Rogério, que me orientou que procurasse Carlos Augusto (Gut).

Lá fui eu, me encontrar com Gut (um amigo do tempo de UFES), que me acolheu, intermediando a nossa representação da @wksistemas. Sou grato a Gut e Mauricio pelo acolhimento.

Procuramos desde o começo pautar a Logus em eficiência, qualidade, compromisso e honestidade.

Seguimos aumentando nossa carteira de clientes. Representávamos a @seniorsistemas e a @wksistemas (empresas que representamos até hoje).

O mercado foi mudando e os clientes pediam um ERP. Buscamos então a @riosoftsistemas e, com as bênçõs de Deus e Maria, trouxemos um grande ERP para nosso portfólio, o Apolo. Vendemos muito e logo fomos convidados pela Riosoft para sermos seu representante exclusivo dos estados do RJ e ES.

Resolvemos focar no ES. Com o Apolo entramos fortes no Setor de Rochas Ornamentais, tendo como clientes grandes empresas do estado.

Nossa sala ficou pequena e tivemos que nos mudar. Fomos para uma linda casa , estilo anos 60. A nova sede tinha um plus: ficava a 01 minuto (a pé) da casa da minha mãe, Lina.

Podia correr pra lá e além de tomar um café, pedir conselhos a ela, uma sábia mulher inspirada por Deus.

Nessa casa continuamos crescendo. Resolvemos então construir uma sede própria. Fomos à luta, compramos um lote e começamos a construção.

Com muita luta e aperto, mas com Deus guiando, logo estávamos em nossa sede própria, um prédio lindo de três andares (onde estamos instalados até hoje). Mais um sonho realizado.

Buscamos a certificação da ISO 9001, ganhamos prêmios a nivel estadual e federal.
Em seguida chegou Lorena na Logus, minha filha, com formação e experiência em Administração. Ela passou por todos os setores da empresa e hoje é, de fato, a nossa Diretora. Conhece tudo e administra com muita sabedoria. Acho que já posso virar um Consultor da Logus. A sucessão está pronta.

Decidimos ampliar nosso leque de atuação, buscando parcerias que nos abririam novos mercado. Fomos atuar na área de automação comercial, em parceria com a @officesystem. Caimos de cabeça e construimos uma forte carteira de clientes nessa área.

Isso trouxe novos desafios à equipe, que de novo respondeu de forma positiva. Eu só tenho que agradecer!

Querendo expandir resolvemos abrir uma Unidade em Vitória/ES. Alugamos uma sala e fomos à luta. Inicialmente atuávamos só com a área comercial.

Clientes vieram, negócios surgiram , fomos avançando e crescendo. Nessa fase, com o setor farmacêutico em expansão, resolvemos firmar parceria com a @linxretail. Hoje temos uma gama de farmácias atendidas pela Logus.

Decidimos então comprar uma sala e montar outra sede própria. Assim fizemos e hoje estamos com nossa Unidade em Vitória, com equipe comercial e técnica.
Essa caminhada contada agora, parece só de louros. Não. Muitas noites sem dormir, preocupações, stress, derrotas, que nos fizeram mais fortes.

30 anos de muita luta, com batalhas vencidas e perdidas, mas só o fato de uma empresa se manter firme por 30 anos, já é uma grande vitória.

Creio que se tudo foi feito, foi com a bênção de Deus e a interseção de Nossa Senhora. Do coração, não me acho apto a realizar isso tudo. Só pode ser Deus me conduzindo e me dando sabedoria. A Ele, todo louvor e agradecimento.

Agradeço também à minha esposa Ludmila, minhas filhas Débora e Lorena. Mas acima de tudo meu agradecimento é a nossa equipe. Sem ela seria impossível chegarmos a esses 30 anos. Equipe maravilhosa, tenho muito orgulho de fazer parte desse time.

Que venham os 60, 90, 120 ……anos.
Para seguirmos, peço a bênção de Deus e consagramos nossa empresa a Maria.

Um beijo a todos.
Rogério Grillo