A Importância de sistemas ERP para empresas de varejo

 

Sabe-se que a manutenção de um estoque organizado é essencial para garantir a otimização dos processos de uma empresa, consequentemente aumentando as vendas e os lucros.

A má gestão de estoque pode comprometer, inclusive, a sobrevivência do empreendimento. Não se atentar a essa organização é assumir muitos riscos, como por exemplo: deterioração, roubo, danos, obsolescência ou perda, em caso de produtos perecíveis.

O comércio varejista é um dos negócios mais ativos da economia brasileira, com grande fluxo e margens apertadas. Essas particularidades exigem que as empresas trabalhem com uma gestão bastante profissional para atingir resultados satisfatórios. Para aprimorar os processos internos em busca da excelência e da notoriedade mercadológica, é preciso reunir o máximo de informações e tratá-las com afinco para moldar ações que beneficiem os seus lucros e promovam o crescimento do seu comércio. Nesse intuito foram criados os sistemas ERP, Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais, baseados na utilização de um banco de dados e interface comum a todos os departamentos, centralizando as informações e facilitando a comunicação entre os membros da sua equipe.

VANTAGENS DO SISTEMA ERP PARA O VAREJO

Centralização de processos

Umas das grandes vantagens do Sistema ERP é que ele centraliza todos os processos, podendo assim unificar custos e otimizar ainda mais as etapas de trabalho.

O uso de um único sistema também reduz o treinamento de pessoal. Isso acontece porque eles passam a precisar aprender apenas um sistema, em vez de interagir com vários outros individualmente.

Controle de estoque eficiente

Há uma grande variedade de produtos e insumos em um estoque de varejo, um exemplo disso são os supermercados, que contam com um grande fluxo, o que exige um comprometimento e uma gestão impecável e controlada de cada produto do estoque, mantendo-os em condições adequadas para garantir a qualidade e verificar os prazos de validade.

Personalização

Com um sistema ERP de ponta, é possível escolher os aplicativos que mais se encaixam as necessidades da sua empresa. Isso ocorre devido ao fato de que geralmente os sistemas ERP contam com vários aplicativos que podem ser implantados juntos. Desta forma, sua empresa pode escolher os componentes mais adequados e ignorar os que você não precisa.

Foco nas estratégias de vendas

Como o ERP é totalmente operacional, os funcionários não precisam se preocupar com questões burocráticas e repetitivas, como preenchimento de faturas, contratos e outros documentos. Dessa forma, é possível otimizar o tempo e ter mais tempo livre para elaborar estratégias de vendas. Informações claras e objetivas sobre os produtos do estoque, certamente ajudarão a desenvolver melhores estratégias e ações de marketing.

Na Logus Sistemas você encontra programas de ponta para otimizar o estoque da sua empresa de varejo e consequentemente faturar muito mais!

Um exemplo disso é o sistema WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, que tem como objetivo gerenciar todos os processos logísticos.

Através de um software de WMS, é possível gerenciar todas as movimentações internas de produtos e materiais, desde o momento de entrada até o momento de saída, onde englobam processos de inventário, separação e preparação de pedidos, bloqueios de produtos, otimização do armazenamento, entre outras operações.